4 dicas para melhorar o sistema de controle de acesso do seu evento

5 de dezembro de 2018 - Tecnologia

Nowigo - sistema de controle de acesso

Imagine aquela pessoa que comprou o ingresso para o seu evento há três meses. Durante todo esse tempo, ela provavelmente criou milhares de expectativas e fez diversos planos para poder aproveitar ao máximo com seus amigos.  

Agora imagine que logo no primeiro contato dessa pessoa com o evento, ela ficou perdida e enfrentou filas quilométricas até, finalmente, conseguir passar pelas catracas da portaria.

Nada bom, certo?

Pois é, planejar com cuidado o sistema de controle de acesso é fundamental para proporcionar uma boa experiência e atender as expectativas do público.

Por isso, separamos alguns aspectos, que precisam ser levados em conta, para atender as exigências dos participantes. Confira:

Sinalização

Informação nunca é demais!

Uma entrada bem sinalizada é o primeiro passo para evitar a ocorrência de tumultos.

Na ansiedade de entrar logo no evento, as pessoas tendem a “sair correndo” em direção aos portões. Portanto, é importante investir em placas com informações do tipo:

  • Quais documentos são necessários para validar o acesso;
  • Direção de cada portaria;
  • Objetos/alimentos que são, e que não são permitidos.

Quanto mais ciente das regras o seu público estiver, mais fluidez será na hora do check-in.

Fique ligado no tempo

Ninguém merece tomar chuva ou ficar algum tempo embaixo de um sol escaldante. Portanto, a previsão do tempo para o dia do seu evento é um aspecto que você precisa levar em consideração

O simples fato de alocar algumas tendas para a(s) área(s) de entrada, já pode fazer a diferença na experiência do público que chega um pouco mais cedo na portaria.

Sistema de controle de acesso por RFID

Substitua os ingressos de papel por pulseiras RFID!

Essas pulseiras inteligentes são capazes de armazenar as informações pessoais de cada participante. Com isso, o tempo gasto no check-in, é o tempo que o participante gasta para levar o pulso até o leitor.

Além de oferecer mais agilidade no processo de check-in, essas pulseiras são intransferíveis, diminuindo a chance de acontecer fraudes com os ingressos.

Listamos alguns benefícios que essa solução oferece:

  • Ganho de controle e segurança;
  • Elimina fraudes com ingressos;
  • Velocidade de entrada e redução de filas;
  • Otimiza a alocação de recursos;
  • Gerenciamento e conhecimento profundo do seu público.

Sistema de controle por identificação facial

Apesar de ainda não ser muito comum no Brasil, essa solução tem tudo para ser um agente fundamental se tratando em segurança de eventos.

Assim como as pulseiras RFID, esse tipo de solução oferece mais agilidade no processo de check-in, pois não é necessário a checagem de papéis e documentos.

Para implementar esse tipo de sistema é preciso seguir os seguintes passos:

  • Criar uma página web para o cadastro das fotos dos participantes;
  • Encaminhar esses arquivos para uma empresa especializada em biometria facial.

No dia do evento, no momento em que o participante passar pela entrada, uma câmera compara a sua imagem, com a foto que ele enviou através da página web.

Caso ocorra um match entre as imagens, o acesso é liberado.  

.