7 soluções tecnológicas para ampliar a divulgação de eventos de empresas

23 de abril de 2018 - Tecnologia

A divulgação de eventos de empresas ganha cada vez mais recursos e possibilidades com as inovações tecnológicas

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Há algum tempo, a divulgação de eventos de empresas era restrita ao site e canais internos da organização ou, se fosse um grande evento, à repercussão na imprensa. Com os avanços tecnológicos, essa realidade mudou completamente.

Hoje, as principais empresas de eventos no mundo utilizam soluções para expandir a divulgação e a repercussão de um evento. As inovações tecnológicas permitem que mais pessoas tenham acesso a experiências proporcionadas por um evento, mesmo que não estejam nele.

Confira 7 soluções que ajudam a ampliar o alcance dos eventos corporativos antes, durante e depois de sua realização.

Transmissão ao vivo

A limitação de espaço deixou de ser um impeditivo para que mais pessoas tivessem acesso a um evento. Por meio da transmissão ao vivo, um público muito maior pode acompanhá-lo diretamente do computador, smartphone ou tablet.

Quando falamos em live streaming, muita gente já pensa em redes sociais como Facebook, YouTube e Instagram. Mas para um evento, o ideal é contratar os serviços de uma empresa especializada em transmissão ao vivo profissional, como o Netshow.me.

Uma produção profissional garante a segurança e a qualidade de sua transmissão. Além disso, haverá uma equipe monitorando o sinal de internet e cuidando para que a transmissão não saia do ar.

Outra solução é também utilizar uma plataforma especializada em live streaming. Ao contrário das redes sociais, um software como o Netshow.me é personalizável, com a possibilidade de inserir sua marca na tela de transmissão ou incorporá-la ao site da empresa.

Ainda há outros recursos de uma plataforma profissional que são bem interessantes para eventos. Dá para restringir o acesso por senha, lista de e-mails e geolocalização; monetizar a transmissão por meio de pay-per-view; capturar leads ao solicitar dados de acesso dos espectadores; e muito mais.

Divulgação de eventos nas redes sociais

É impossível pensar em divulgação de eventos sem estratégias em redes sociais atualmente. Inclusive, algumas das soluções que mencionamos neste texto podem ser potencializadas a partir de integrações com mídias sociais.

Não importa se seu público é formado por consumidores finais (B2C) ou empresas (B2B). Facebook, LinkedIn, Instagram, e outras redes ajudam a criar um buzz em torno do evento. Isso faz com que mais pessoas conheçam e se interessem. Lembre-se apenas de escolher as redes que considerar mais adequadas para o seu público.

Além da divulgação de posts sobre o evento, há outras ações que podem ser exploradas.

  • Palestrantes podem gravar vídeos ou fazer lives antes da data para convidar interagir com o público.
  • É possível fazer parcerias com influenciadores digitais para que eles amplifiquem a divulgação para sua base de seguidores.
  • Pense em diversidade de conteúdos. Pode ter teasers, contagem regressiva, Instagram Stories, cobertura em tempo real no Twitter e divulgação em grupos do Facebook. Lembrando sempre que essas ações precisam estar relacionadas com público-alvo do evento.
  • Crie uma hashtag exclusiva do evento para facilitar a localização de conteúdo e o monitoramento de posts do público. A plataforma Netshow.me também tem uma ferramenta que faz a contagem de hashtags publicadas sobre a transmissão.
  • Se o seu evento é B2B, aproveite o LinkedIn para compartilhar vídeos das palestras, estandes ou entrevistas com os convidados durante e após o evento. Também é possível convidar os participantes a se juntar em um grupo do evento nessa rede, estendendo a repercussão e promovendo networking.

Um detalhe que faz a diferença: se você quer que o público compartilhe sobre o evento em suas redes, disponibilize um sinal de Wi-Fi para facilitar. É um investimento que com certeza agrada os convidados e pode trazer um bom retorno de divulgação espontânea.

E não esqueça de liberar o uso de smartphones para que essa divulgação possa acontecer em tempo real!

Gamificação

Ações de gamificação são uma ótima estratégia para engajar o público e ampliar a divulgação de eventos de empresas. São iniciativas que promovem brincadeiras dinâmicas e estimulam as pessoas a se envolverem mais com o evento.

Veja só algumas iniciativas que você pode adotar:

  • Peça para seus seguidores enviarem uma imagem criativa sobre o tema que você desejar e poste em um álbum no Facebook. As imagens que receberem mais curtidas ganham ingressos para o evento ou outro prêmio à sua escolha.
  • Crie uma trilha de missões para os participantes completarem. Exemplos: curtir a página/perfil da empresa, compartilhar um post, realizar alguma ação no site, fazer check-in no evento… Quem completar todas as missões recebe um prêmio.
  • Elabore um quiz sobre um tema relacionado ao evento. Quem acertar todas as perguntas recebe ingressos ou brindes.
  • Quando estiver fazendo uma transmissão ao vivo, convide as pessoas a compartilharem o link da live em suas redes sociais. Com a plataforma Netshow.me, é possível saber os usuários que mais trouxeram espectadores para a live (top compartilhadores) e oferecer prêmios especiais.
  • Durante a live também dá para pedir para todos postarem em suas redes utilizando uma hashtag específica. Se alcançar um número a seu critério de hashtags postadas (a plataforma Netshow.me exibe a quantidade), você pode oferecer uma recompensa aos espectadores, como desconto em produtos.

Venda online 

Que tal casar a repercussão de um evento com a do lançamento de um novo produto? Se você estiver lançando um produto durante um evento, pode oferecer uma pré-venda ou venda em primeira mão não apenas para quem estiver participando fisicamente.

Uma maneira de fazer isso é pedir para que o público acompanhe as postagens do evento nas redes sociais e aguarde a publicação do link exclusivo para a compra do produto.

A plataforma Netshow.me também permite essa ação durante a live do evento. Na própria tela de transmissão, dá para colocar um banner do produto que leva para o site de compras.

Aplicativo

Essa é uma solução especialmente interessante para grandes feiras e eventos. Para aumentar a divulgação, o aplicativo pode oferecer vídeos de palestras, entrevistas e bastidores, conteúdo em tempo real e até a interação entre os usuários por meio de um mural de recados.

E quem está presente no evento pode consultar o app para ver mapas, dados gerais, programação, informações sobre palestrantes e empresas participantes. Dá também para criar ações de gamificação dentro do aplicativo.

Desenvolver um app próprio demanda um bom investimento. Para quem não tem verba suficiente, uma alternativa é aderir a aplicativos já existentes para eventos, como Pathable, Presdo Match, Attendify e Whova.

Materiais digitais 

Você já deve ter participado de feiras e eventos em que saiu carregado de folhetos e folders, certo? Uma forma de facilitar o acesso aos materiais de divulgação é disponibilizando-os online.

Ao invés de entregar todos esses materiais impressos, que muitas vezes são perdidos ou jogados no lixo, pense em salvá-los no site, app ou no Google Drive e divulgue o link de acesso aos participantes e interessados.

Algumas formas de fazer isso são por meio de QR Code durante o evento, e-mail marketing a quem acompanhou presencialmente ou online ou até mesmo pelas redes sociais, caso queira uma divulgação aberta.

Os documentos online ajudam a ampliar a divulgação de um evento por serem facilmente compartilháveis e acessíveis a qualquer pessoa, mesmo quem não pode participar.

Totens interativos e murais de tweets

Muitas empresas de eventos adotam essas soluções, que são excelentes para a interação com o público.

Com os totens interativos, os participantes podem tirar fotos com molduras personalizadas do evento, jogar games (como quizzes), deixar recados e outras ações. Tudo, é claro, integrado com as redes sociais, para expandir a divulgação do evento.

Já os murais de tweets apresentam posts no Twitter com a hashtag criada para o evento, e estimulam os participantes a compartilhar conteúdo sobre o evento.

Este post foi escrito pela equipe do Netshow.me, empresa especializada em transmissões ao vivo profissionais. Acesse o site e saiba mais!