Cashless e controle de acesso: como facilitar a rotina em uma instituição de ensino?

14 de maio de 2020 - Soluções recorrentes

É comum pensar em eventos quando falamos de tecnologia cashless ou sistemas de controle de acesso, não é verdade? Logo imaginamos as entradas em festivais, casas noturnas e shows. No entanto, muita gente não sabe que esses recursos podem ser utilizados em situações bastante diversas, inclusive em instituições de ensino.

Muitas escolas e faculdades no mundo inteiro já apostam em ferramentas tecnológicas não só no processo de aprendizagem, mas para facilitar outras atividades da rotina de toda a comunidade acadêmica. Quer saber como isso é possível? Descubra agora!

Facilidade no consumo das cantinas

O pagamento cashless pode ser implementado nas cantinas e restaurantes que fazem parte de um campus escolar. A própria administração do negócio é facilitada quando as transações são eletrônicas, ficam computadas no sistema e não envolvem detalhes como a necessidade de fazer contas manuais ou dar troco.

Por outro lado, durante a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, os pais costumam dar dinheiro aos seus filhos para que eles possam comprar lanches no intervalo das aulas. Assim, existe a necessidade de sempre ter moeda física em mãos e, ainda, o risco de perder alguma quantia eventualmente. Nesse caso, as pulseiras, cartões ou até mesmo a própria carteira de estudante representam maior praticidade e segurança para todos, incluindo a possibilidade de controlar todo o consumo. 

Considerando a alimentação para os estudantes mais velhos e que já têm mais autonomia, a agilidade na compra é um fator adicional — o que também poderia ser citado para os adultos que convivem no mesmo ambiente, como os funcionários que quase sempre estão na correria entre uma tarefa e outra.

Pagamento de outros produtos

Assim como as pessoas compram comidas e bebidas, outros tipos de produtos são vendidos em instituições de ensino em lojas ou na própria secretaria acadêmica. Alguns exemplos são: uniformes, objetos personalizados, livros e materiais didáticos em geral.

As mesmas vantagens do pagamento cashless nas cantinas podem ser aplicadas nesse tipo de comércio, simplificando e organizando as vendas.

Controle de acesso dos visitantes, funcionários e estudantes

Outra facilidade da tecnologia que pode ser aproveitada nas instituições de ensino é o sistema de controle de acesso, principalmente quando há um fluxo intenso de entrada e saída de pessoas diariamente.

A automatização desse procedimento aumenta a segurança e o controle de informações sobre cada um que frequenta o ambiente, podendo até servir como referência para confirmar a presença de alunos, professores e colaboradores. Dependendo do nível de implantação do sistema, é possível até saber a localização exata de alguém dentro das dependências da escola, você sabia?
Que tal descobrir mais detalhes de como tudo isso pode funcionar na sua instituição de ensino? Entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções!