A importância da tecnologia no mundo pós-coronavírus

25 de junho de 2020 - Sem categoria

Depois do susto inicial com o coronavírus, as notícias no Brasil e no mundo já começam a abordar os cenários da retomada do cotidiano “normal”. Na realidade, o que já percebemos é que provavelmente vamos viver um novo normal, pelo menos até que uma vacina eficaz seja desenvolvida.

Alguns países iniciaram as fases de abertura e por aqui as coisas ainda estão um tanto quanto instáveis. De qualquer forma, é preciso pensar no futuro para tentar fazer planos e tomar algumas decisões. Por isso, hoje vamos falar da importância da tecnologia no mundo pós-coronavírus. Continue acompanhando a leitura!

Por que vamos viver um “novo normal”

Mesmo as previsões mais otimistas envolvem cuidados, afinal, o vírus não vai parar de circular de uma hora para a outra. Além do mais, aprendemos com essa situação a rever hábitos de higiene e segurança no dia a dia. Um pouco de distanciamento e uma dose a mais de atenção com a limpeza não fazem mal, não é verdade?

Ao mesmo tempo, existem estudos dizendo que a retomada das atividades presenciais deve acontecer gradualmente, mas que por um longo período podemos viver a necessidade de voltar para o estado de quarentena de tempos em tempos. Enquanto a vacina não é descoberta e distribuída, essa é uma possibilidade a ser considerada.

Enquanto alguns pesquisadores afirmam que essa pode ser apenas a primeira fase da atual pandemia, outros dizem que essa é somente uma das pandemias que podem acontecer. Será que estamos preparados para lidar com outras?

No fim das contas, não sabemos o que vai acontecer com exatidão. São muitas hipóteses e incertezas. É claro que existe a esperança de melhorias em breve, mas o fato é que eventos como esses causam mudanças. 

Os setores de turismo, entretenimento e aviação estão entre os maiores afetados com tudo isso. Logo, precisam se reinventar para que os negócios continuem rodando. E, nesse contexto, um “novo normal” deve surgir para possibilitar a recuperação das atividades.

O papel da tecnologia no pós-pandemia

A tecnologia terá um papel essencial para facilitar a rotina de ambientes que recebem um alto fluxo de pessoas. Parques, restaurantes, hotéis e estádios esportivos são exemplos disso.

Ainda não sabemos como serão os shows, festivais ou congressos, mas os estabelecimentos comerciais que começarem a reabrir precisam repensar seu funcionamento para adotar novos cuidados e reduzir o risco para os clientes (e também para os funcionários e outras pessoas em geral). Veja algumas vantagens de usar soluções tecnológicas para esse objetivo.

Evitar o excesso de contato social

Maior agilidade nos serviços gera menor aglomeração de pessoas em um espaço, reduz as filas e diminui o contato social. Consequentemente, os riscos de transmissão de vírus e outras doenças também são bem menores. 

Isso pode ser feito com um sistema de controle de acesso moderno, com a utilização de cartões ou pulseiras eletrônicas.  Assim, é possível ainda controlar o número de pessoas nas áreas internas, garantindo que o distanciamento social seja cumprido. Por exemplo, sabendo da capacidade máxima de lotação para um determinado ambiente, o controle de acesso na entrada e saída pode funcionar seguindo essa referência.

Contribuir para a rotina de cuidados e higienização

Se antes não era uma preocupação tão grande, agora estamos mais atentos com a nossa higiene pessoal e a limpeza dos locais que frequentamos. Imagine quantas pessoas utilizam um banheiro ou outro espaço comum em um resort ou parque de atrações

Mais uma vez, os sistemas inteligentes de controle de acesso permitem monitorar a movimentação dos visitantes e facilitam as decisões estratégias — como a gestão da equipe de limpeza, por exemplo.

Reduzir o contato com objetos

O contato social não é o único perigo, já que sabemos que as superfícies também ficam contaminadas e fazem parte do risco de transmissão. Sendo assim, é melhor evitar o contato com objetos que várias pessoas manuseiam. Nesse sentido, uma das soluções é apostar no pagamento cashless, que favorece tanto a agilidade das operações quanto reduz a necessidade de circulação do dinheiro físico.

Enfim, pensar nessas alternativas é algo muito importante neste momento para não ficar de fora das medidas necessárias nesse “novo normal” que estamos prestes a viver.
Viu só como a tecnologia pode ser uma grande aliada no mundo pós-coronavírus? Para implantar as nossas sugestões e deixar o seu negócio mais preparado, entre em contato conosco.