4 erros para evitar em um evento

19 de setembro de 2019 - Sem categoria

Organizar um evento é sempre um desafio. Afinal, mesmo que você já tenha um nome reconhecido no mercado e uma boa expectativa de retorno, imprevistos podem acontecer a qualquer momento, certo? Pensando nisso, decidimos listar alguns erros para evitar em um evento e aumentar as suas chances de sucesso. Confira!

Negligenciar a infraestrutura

Por infraestrutura podemos entender tudo aquilo que faz parte da base ou do suporte para o evento acontecer. Ou seja, estamos falando de energia elétrica, cabeamento, mobiliário, equipamentos eletrônicos, internet, estacionamento, banheiro, entre tantos outros itens.

Como cada evento apresenta demanda diferentes, é preciso definir as necessidade exatas para cada proposta. Por exemplo, em um show ou casa noturna, o gerador é um item de grande importância para suprir não só o palco, como o fundamento das portarias, caixas e praças de alimentação.

Por sua vez, um congresso ou festival não podem acontecer sem ter um espaço apropriado, iluminado, que permita a movimentação dos visitantes — inclusive, a sinalização é um aspecto essencial nesse sentido. De forma semelhante, não dá para fazer uma festa e deixar as pessoas sem ter acesso a banheiros durante todo o evento.

Portanto, essa precisa ser uma prioridade da organização. A infraestrutura deve ser adequada e estar em bom estado para receber o público, sendo que uma vistoria prévia é fundamental. Até porque, pouco adianta oferecer um benefício que não funciona ou não tem condições de ser utilizado.

Não investir em divulgação

Há inúmeros produtores de eventos ou donos de negócios frustrados pela baixa receptividade. O problema é que muitos deles ainda não observaram as suas falhas de comunicação.

Divulgar as informações e atingir o público-alvo é extremamente importante, já que as pessoas precisam saber do que está acontecendo para que sejam atraídas pela oportunidade.

Para tanto, você precisa montar uma estratégia eficaz e escolher as ferramentas certas. No mundo de hoje, as redes sociais são grandes exemplos de canais que permitem essa interação de forma prática e efetiva. Algumas dicas são: não deixe de apostar em um visual atrativo, em uma linguagem próxima do seu cliente e na regularidade da sua divulgação

Esquecer da tecnologia

Se vivemos uma realidade cercada de tecnologia, não dá para ignorar esse fato na hora de produzir um evento. Não por acaso, já existem diversas soluções para controlar o acesso de pessoas, monitorar o consumo de cada uma delas, facilitar o pagamento sem precisar de moeda física, distribuir internet para todos os ambientes, entre outras. 

Tenha em mente que tudo o que puder ser automatizado vai oferecer facilidades tanto para você quanto para o seu consumidor ou visitante. Isto é, esse é um investimento que agrega valor à sua marca.

Não pensar na experiência completa

Para finalizar, evite lidar com cada componente do seu evento de forma isolada. O que as pessoas querem hoje é viver experiências únicas e diferenciadas, o que acontece quando tudo é pensado em conjunto para proporcionar um efeito especial.

Um dos segredos para conseguir esse resultado é se colocar no lugar de alguém que vai visitar o seu evento. Pense que todas as etapas devem causar uma boa impressão e que detalhes fazem toda a diferença. Não tenha medo de inovar e de abusar da criatividade.

Desde a venda do ingresso ou do convite para a participação a experiência precisa ser agradável e envolvente. Então, não cometa o erro de causar decepções ao longo do evento. Considere o acesso, o consumo, a higiene, o entretenimento e tudo mais que puder contribuir para a satisfação do seu público.

Seguindo essas dicas de erros para evitar em um evento, pode ter certeza que você vai ficar mais próximo do sucesso! Quer uma ajuda nessa missão? Entre em contato conosco e descubra quais soluções a Nowigo tem para você!