Quer conhecer o público do seu evento? Confira 4 dicas!

23 de dezembro de 2019 - Geral

Promover um evento é como pensar em uma experiência para um grupos de pessoas e colocar as ideias em prática para realizá-la. Nesse processo, uma das tarefas mais importantes é conhecer o público do seu evento.

Saber com quem você vai lidar é uma informação valiosa para montar as suas estratégias e aumentar as chances de sucesso. Sem falar que evita desperdícios, tanto de tempo quanto de recursos. Você sabe como fazer isso? Veja quais são as nossas dicas para identificar o seu público-alvo!

1. Pesquise o mercado

Uma boa pesquisa de mercado é uma das maneiras de tentar entender quem são os possíveis consumidores do seu negócio. Essa normalmente é uma etapa inicial, já que depois de realizar o evento você começa a ter pontos de contato direto com essas pessoas. 

Antes disso, vale tentar descobrir o perfil do grupo que você pretende atingir, o que envolve pensar em fatores demográficos e comportamentais. Os primeiros são relacionados à idade, renda, localização, gênero etc. Já a parte comportamental está ligada aos hábitos de vida e de consumo, ou seja, o que interessa essas pessoas e como elas costumam gastar o dinheiro delas.

Esse é o momento de retomar a sua ideia de evento e explorar possibilidades. Reflita sobre questões como: quem você quer atrair, onde estão essas pessoas, o que elas gostam de fazer, qual a linguagem e os meios ideais para se comunicar com elas, entre outras. Reúna todos esses dados para nortear as suas ações, especialmente de divulgação.

2. Analise as redes sociais

Investir em Marketing Digital é uma das necessidades mais relevantes atualmente. As pessoas estão conectadas na internet o tempo todo e não aproveitar esse fato a seu favor seria um erro.

Além de ser um caminho fácil de atingir muita gente, uma das maiores vantagens de usar as redes sociais é poder acompanhar as informações geradas pelas próprias ferramentas — o que não é possível medir quando se coloca um outdoor na rua ou na distribuição de panfletos.

A inteligência gerada automaticamente pela internet é mais uma forma de conhecer o seu público. Por isso, a dica é ficar de olho nas interações e manter uma boa frequência de postagens para aumentar o seu alcance. 

3. Elabore um formulário

Se a ideia é não perder oportunidades de interagir com o público, não custa nada montar um formulário na tentativa de obter os dados que você tem interesse em saber. As perguntas podem ser disponibilizadas no site, nas redes sociais ou via e-mail marketing, por exemplo. 

Mesmo que não haja um grande volume de respostas inicialmente, esse é um material que deve gerar retorno ao longo do tempo. Mantenha esse canal de comunicação aberto e, se achar necessário, atualize o conteúdo periodicamente.

4. Invista no analytics

Acompanhar as redes sociais ajuda muito a identificar quem está interessado no seu evento. Porém, a ferramenta do analytics consegue ser ainda mais assertiva, pois as informações são dos próprios participantes e não de todo mundo que eventualmente entrou em contato com o seu perfil na internet.

Com esse controle, será possível saber mais do seu público e facilitar a tomada de decisões — de compras, de comunicação, entre outras. Esse será um verdadeiro fator de atração para o seu negócio, simplificando a sua missão de conhecer os consumidores e melhorar a experiência proporcionada para eles.

Que tal descobrir como implantar a tecnologia do analytics para conhecer o público do seu evento? Nós temos a solução ideal para você! Entre em contato pelo nosso site e saiba como aproveitar essa oportunidade.