5 dicas para ser um produtor de eventos de sucesso

18 de dezembro de 2019 - Fases do Evento

Ser um produtor de eventos é uma carreira desejada por muitas pessoas. Apesar de ser uma atividade muito atrativa, esse também é um caminho cheio de desafios e de tarefas que podem não ser tão legais.

A verdade é que para ter sucesso em qualquer profissão é preciso ser muito dedicado. Ter comprometimento com a qualidade é ainda mais importante quando é preciso lidar com as pessoas, como é o caso da organização de um evento.

Você trabalha nessa área ou tem a intenção de ser um produtor? Descubra a seguir dicas que vão ajudá-lo nessa jornada!

1. Conheça o seu nicho de atuação

Conhecer a sua área é uma tarefa primordial para saber se posicionar e ter sucesso nela. O detalhe é que o mercado de eventos é bem grande, o que requer que você explore o nicho que deseja trabalhar — ou vários deles. Compreender o seu público é uma etapa que faz toda a diferença para acertar nas estratégias.

Outra parte complementar é se dedicar às atividades desempenhadas por um produtor de eventos. Vale investir no conhecimento das questões relacionadas à finanças, marketing, infraestrutura, entre outras. Mesmo que você não seja o responsável por elas, é bom ter uma visão sistêmica de tudo que um evento precisa para acontecer. 

2. Invista em comunicação

Um evento para apenas dez ou para vinte mil pessoas deve ser divulgado da forma certa para atingir o seu público-alvo. A comunicação é parte essencial de qualquer negócio, afinal, o produto que não é conhecido não é consumido.

Além de saber se comunicar com os clientes, existe ainda a parte “interna” de fazer negociações com fornecedores, conseguir patrocínios e apoios, liderar a equipe de trabalho e assim por diante. A boa comunicação é uma base necessária para fazer as coisas saírem do papel e colocar em prática todas as ideias.

3. Procure ser organizado

Organização é mais um recurso-chave para um produtor ser bem-sucedido. Normalmente, a quantidade de informações é bem alta e qualquer confusão pode ser perigosa. Contratos, valores, regras de funcionamento, horários, documentos e tantos outros detalhes precisam ser bem organizados.

Quando isso não acontece, a probabilidade de impactar a experiência do cliente é grande, sem contar que você pode acabar perdendo sua credibilidade e até dinheiro.

Então, a dica é deixar tudo registrado e ordenado para não se perder — e ainda facilitar a conclusão de todas as atividades programadas. Inclusive, isso deve contribuir para a realização dos próximos eventos.

4. Encontre bons parceiros

Ainda que você um excelente produtor, dificilmente se faz um evento sozinho. E ter bons parceiros nessa jornada é importantíssimo para manter a qualidade esperada. Imagine se dedicar tanto para comprometer a sua imagem por conta de um parceiro mal escolhido?

Sendo assim, pesquise o seu mercado e construa uma boa rede de contatos. É só parar para analisar e perceber que todo produtor de evento é bem relacionado — isso não acontece por acaso. 

5. Conte com a tecnologia

Não dá mais para ignorar os benefícios da tecnologia. As pessoas já se acostumaram com eles e esperam por isso em todas as situações, desde o modo como realizam suas atividades bancárias até a forma como interagem em um evento.

Portanto, esteja ligado nas novidades do mundo tecnológico para o seu segmento. Não corra o risco de não conhecer as ferramentas que vão facilitar a sua vida e gerar melhorias para o seu negócio. Aposte em diferenciais inovadores para ganhar o seu público!

Você não sabe como fazer isso? Venha conversar com a gente para conhecer as soluções Nowigo para o seu evento!