5 dicas para divulgar o seu evento nas redes sociais

12 de março de 2020 - Fases do Evento

Há algum tempo, as empresas e marcas em geral ainda apostavam boa parte dos seus investimentos de marketing na comunicação offline. Agora, já não temos mais dúvidas de que as redes sociais é o principal meio de relacionamento com o público, não é verdade?

Ainda que outras estratégias também possam funcionar, a presença online é muito importante para se comunicar com as pessoas. Nesse contexto, as redes sociais têm desempenhado um papel significativo e são ótimas ferramentas para divulgar o seu evento ou qualquer outro tipo de produto e ideia.

Que tal conferir algumas dicas de como colocar isso em prática? Veja a seguir as sugestões que listamos para você bombar o seu evento nas mídias virtuais!

1. Pesquise o seu nicho de mercado

A primeira tarefa para montar uma estratégia assertiva é descobrir as características do seu público-alvo. Portanto, faça uma pesquisa de mercado para tentar traçar esse perfil e definir suas preferências, descobrindo principalmente quais são as redes sociais mais usadas pelo nicho que você pretende atingir.

Por exemplo, um evento corporativo pode ter um bom alcance se divulgado no LinkedIn, que é uma plataforma voltada para o aspecto profissional. Por outro lado, o Facebook e Instagram são mais fortes na vida social e fazem parte do dia a dia dos brasileiros.

Então, aproveite para considerar o que vale a pena ser feito e quais serão os seus focos de ação. Assim, você vai aumentar as chances de acerto ao concentrar os esforços e recursos em um plano condizente com a realidade.

2. Publique com frequência

Um dos segredos para atrair pessoas nas redes sociais é manter uma interação bastante ativa. Isso quer dizer que a frequência é um fator relevante para não perder engajamento, despertar o interesse do público e deixá-lo sempre bem informado.

Para conseguir esse resultado, uma boa ideia é montar um planejamento de postagens para não ficar perdido ou esquecer de conteúdos importantes. Pense em todos os assuntos que você pode explorar, crie um calendário e se comprometa a não perder os prazos estabelecidos. Inclusive, fique de olho nos horários de maior acesso para tentar favorecer o alcance dos seus posts.

O objetivo é marcar presença e ser lembrado constantemente, mas com precaução para não se tornar repetitivo e cansativo demais, combinado?

3. Abuse da criatividade (com qualidade)

Ter um perfil diferenciado vai depender muito da sua dedicação e criatividade — certamente, essa é uma das palavras-chave para tornar o seu evento atrativo.

Diante disso, busque fugir um pouco do comum e crie uma identidade própria para a sua marca. Aposte em uma linguagem coerente com o público e seja criativo na divulgação, traduzindo os seus ideais e chamando atenção para o que é essencial.

A dica nesse momento é buscar referências e inspirações para fazer um bom trabalho. Comece a seguir os grandes eventos e empresas que você acha que têm uma comunicação bacana para ter ideias. Vale lembrar que inspiração é diferente de cópia e que a qualidade é um item imprescindível em todo esse processo (especialmente no que se refere às imagens e vídeos postados).

4. Interaja com as pessoas

Não basta ter um canal de comunicação de mão única para postar o que você precisa ou deseja informar. Interagir com as pessoas garante visibilidade e agrega valor à sua marca, mas é claro que demanda esforço.

Nesse caso, tenha o cuidado de responder os seus seguidores e procure diversificar o tipo de conteúdo postado. Alguns exemplos de como diferenciar suas interações: faça perguntas, monte enquetes, programe sorteios ou promoções, tire todas as dúvidas, reposte conteúdos de outras pessoas falando do seu evento. Tudo isso ajuda a criar um relacionamento agradável e favorece a satisfação das pessoas.

5. Considere investir em posts pagos

Aos poucos, você deve ganhar seguidores naturalmente se estiver executando bem o seu plano. Porém, não há problema em aproveitar para acelerar a divulgação e alcançar mais pessoas de forma rápida. Isso pode ser feito com os anúncios ou posts pagos.

Sabendo qual é ou quais são os perfis do seu público, crie postagens direcionadas para promover seu evento e pague para a rede social levar essa mensagem até mesmo para quem não segue a sua página. Selecione as opções de alcance mais interessantes na hora de divulgar e defina um orçamento para rodar essa propaganda por um tempo.

Por último, uma dica que não pode faltar é acompanhar os resultados de todas as ações que você faz para divulgar o seu evento. Observe as demandas das pessoas e realize ajustes sempre que for necessário para ter uma repercussão cada vez melhor!

E agora, quer saber como conquistar de vez o público que você atraiu pelas redes sociais? Investindo em melhorias para que o seu consumidor tenha uma experiência diferenciada no dia do evento. Nós também sabemos como ajudá-lo nessa missão. Entre em contato conosco!