Como o sistema cashless impactou a economia de toda uma região durante o carnaval

26 de março de 2019 - Cashless

Os benefícios trazidos pelo sistema cashless, já são conhecidos. Aqui mesmo no blog, já produzimos diversos conteúdos sobre as vantagens de contar com esse tipo de sistema.

Sistema Cashless no Bloco do Urso

Melhor do que apenas falar, é mostrar, na prática, os resultados que a solução pode trazer para nossos clientes.

Durante o carnaval, fomos responsáveis por todo sistema de consumo e acesso do Bloco do Urso, o maior carnaval de Minas Gerais. Os resultados não poderiam ser melhores!

Além de impactar diretamente na experiência dos foliões que adquiriram os abadás do evento, nosso sistema atuou em diversos estabelecimentos de Santa Rita do Sapucaí, cidade onde acontece o bloco.

Com isso, conseguimos movimentar (e muito) a economia da cidade, durante os quatro dias de carnaval.

Para explicar melhor como todo esse impacto foi gerado, iremos analisar dois aspectos que achamos muito relevantes para a implantação do Cashless City em qualquer lugar.

Confira abaixo.

Mudança de mindset dos comerciantes

Toda solução inovadora possui a sua barreira de aceitação perante aos usuários. Com o sistema cashless não foi diferente.

Passar a ideia de que não é preciso receber dinheiro físico para se vender um produto, foi um desafio que demandou tempo.

Desde 2017, nós da Nowigo, realizamos operações cashless aqui em Santa Rita do Sapucaí. A primeira aconteceu em 2017, durante o Hacktown, um dos principais eventos de tecnologia e inovação do Brasil.

(Quer saber como rodou a primeira operação Cashless City do país? Só clicar aqui. )

Nesse carnaval foi a quarta vez, em dois anos, que implementamos esse a solução nos estabelecimentos da cidade, dessa vez, com mais de 30 comerciantes inseridos em nossa plataforma.

Portanto, o primeiro passo para se obter o impacto que essa solução pode oferecer, é conseguir a confiança da população.

Para isso, é imprescindível contar com uma equipe técnica que saiba explicar e evidenciar os benefícios que o consumo através de pulseiras ou cartões RFID podem gerar.

Outro ponto muito importante, é sempre ser empático com os comerciantes e lembrar que, até então, a única maneira conhecida de se comercializar um produto, era através do dinheiro vivo e/ou cartões de crédito ou débito.

Enfim, um dos principais porquês da grande movimentação econômica na região, durante o carnaval, foi a confiança de todos os stakeholders em nossa solução.

Sistema Cashless – Tecnologia

Para deixar claro como conseguimos obter tamanho impacto, precisamos falar sobre como o sistema funcionou, de fato.

Foram, ao todo, mais de 25 mil pulseiras RFID distribuídas ao público. Para atender, essa quantidade de pulseiras, utilizamos mais de 200 leitores, que se dividiram pelos estabelecimentos da cidade, a troca de abadás e a Cidade do Urso, espaço onde acontecia o evento.

Ao todo, foram mais de 100 pessoas interagindo diretamente com a operação do sistema.

O principal benefício que o sistema traz, se tratando de receita, é a rapidez com que é realizada uma transação. O que geralmente leva 3 minutos, o sistema leva para apenas 10 segundos.

Isso faz com que os usuários consumam com mais frequência, gerando mais mais transações e, consequentemente, mais arrecadação.  

Além de toda agilidade, o sistema oferece uma maior segurança aos participantes, pois não há necessidade de andar com dinheiro vivo, já que é possível colocar créditos na própria pulseira.

Resumo final

Desde quando começamos as nossas operações, sempre acreditamos que a tecnologia é um agente de mudança. Seja em eventos corporativos, blocos de carnaval ou até mesmo no dia a dia das pessoas.

O saldo que fica é que, para implantar uma operação Cashless City de sucesso, é preciso focar em pessoas;

É preciso desenvolver um sistema, que seja intuitivo e amigável com os usuários e com quem está o operando.

Fazendo isso, o resultado tem tudo para ser muito bom. No caso do último carnaval, o evento conseguiu movimentar mais de 25 milhões na região.

E aí, ficou interessado em como aumentar a receita do seu evento? Clique aqui que um dos nossos consultores entrará em contato com você.