Por dentro do universo cashless

20 de setembro de 2018 - Cashless

Demonstração do sistema cashless

Se você é um produtor de eventos, provavelmente já ouviu a palavra cashless por aí. Neste post, iremos apresentar o que é, quais são os benefícios e como você pode implementar esse tipo de solução em seu evento.

Sem mais delongas…

Afinal de contas, o que é cashless?

Bom, a tradução literal da palavra é: sem dinheiro. Porém, se trouxermos para o universo dos eventos, cashless é uma forma de realizar pagamentos sem a necessidade de utilizar dinheiro vivo ou cartões de crédito e débito.

Pode até parecer coisa de outro mundo, porém esse tipo de sistema vem cada vez mais se popularizando entre os produtores. Isso se deve a uma série de benefícios que o sistema oferece, não só para a organização do evento, como também para os participantes.

Quais benefícios o sistema cashless pode oferecer?

Como dito anteriormente,  esse sistema é capaz de resolver inúmeros problemas que você, produtor, enfrenta. Mas também, pode melhorar a experiência do público do seu evento. Portanto, para entender melhor o cenário de melhorias que a solução traz, iremos dividi-lo em dois:

Para o produtor: 

• Há algum tempo estamos ouvindo que os dados, são o novo petróleo. E é exatamente isso que o sistema cashless traz, uma enorme quantidade de dados. Saber o que o público mais consome, seu padrão de movimentação dentro do evento e outras informações sobre seu perfil, é a chave para se produzir um evento de sucesso;

• Outro benefício que o sistema traz, é a facilidade em fechar o caixa. Todas as transações de compra e venda são feitas por meio de dispositivos digitais. Assim, você consegue ter acesso a tudo o que está sendo comercializado em tempo real;

• Mais segurança. Não é preciso se preocupar com o alto volume de dinheiro vivo circulando pelo evento, já que todas as operações de compra e venda, são digitalizadas;

• Como o sistema garante mais agilidade no processo de compra, as vendas do seu evento podem aumentar de 15% a 30%;

• Além de todas os benefícios práticos, com o sistema cashless, o seu evento fica com um ar mais tecnológico e inovador.

Para o público:

Quem irá realmente validar o sistema, será o seu público. Portanto, é importante ter em mente as vantagens que o sistema cashless oferece em relação aos métodos de tradicionais de pagamento.

• Reduz drasticamente o tempo perdido em filas;

• Aumento na agilidade de uma compra. De 2 minutos para 10 segundos em média;

• Mais segurança. Não há necessidade de andar com dinheiro em mãos;

• Com o sistema cashless, o participante consegue checar a quantidade de créditos a qualquer momento.

Como funciona o sistema cashless?

Até o momento, existem duas maneiras de se implementar o sistema cashless no Brasil.

Via celulares com NFC: Neste modelo, os smartphones dos usuários possuem um aplicativo que se comunica com as máquinas de cartões de crédito/débito. Ao aproximar os dispositivos, a transação é computada. Apple Play, Samsung Pay e Google Pay são exemplos;

Via pulseiras ou cartões RFID: Essa é a maneira mais comum de implementar o sistema cashless. O sistema funciona no modelo pré-pago. Os usuários inserem créditos nas pulseiras ou cartões e ao aproximar do leitor RFID, os créditos são descontados.

Quem está utilizando o sistema cashless no Brasil?

Você pode estar se perguntando: ok, tudo parece muito bom, mas quem de fato comprovou a eficácia desse sistema?

No Brasil, grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalloza, João Rock e Brasília Capital Moto Week são exemplos de eventos que já estão implantando a solução.

Porém, o sistema cashless não é apenas para grandes festivais. Diversas feiras gastronômicas e convenções de empresas já estão aderindo a solução.

Se interessou pelo sistema e quer saber mais sobre? Acesse os nossos cases de sucesso e descubra como essa nova tecnologia tem ajudado a organização dos mais diversos tipos de eventos.