Descubra quem já está utilizando a tecnologia Cashless no Brasil

25 de setembro de 2018 - Cashless

Cashless nos festivais brasileiros

Substituir os meios de pagamentos convencionais (através de dinheiro e cartões de débito/crédito), pela tecnologia cashless, tem sido cada vez mais comum. Portanto, neste post, iremos listar alguns eventos que já estão utilizando esse tipo de sistema no Brasil.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre o que é e como funciona, recomendamos a leitura desse artigo. Nele, fomos a fundo no universo cashless e apontamos como o sistema pode impactar o seu evento.

Eventos que utilizam cashless no Brasil

Há quem pense que o sistema cashless é uma forma de pagamento utilizada apenas fora do Brasil. Porém, os maiores festivais do país já estão aderindo essa tecnologia. Segue abaixo 5 deles.

• Tomorrow Land Brasil:

O festival belga de música eletrônica, chegou em Itu-SP no ano de 2015. Em sua primeira edição, o consumo dentro do evento era realizado através dos “tolkens”, a moeda física do evento.

Visando diminuir o índice de perda e roubo dos “tolkens”, a organização do evento decidiu adotar o sistema cashless em 2016. Cada participante recebia uma pulseira equipada com o um chip RFID. Nessa pulseira, os participantes conseguiam colocar créditos e realizar o consumo dentro do festival.

• Brasília Capital Moto Week: 

O maior encontro de motociclistas da América Latina também aderiu ao sistema. Em 2018, ano que o evento completou os seus 15 anos de existência, mais de 700 mil pessoas passaram pela granja do torto, em Brasília, no Distrito Federal.

Ao invés de pulseiras, cada participante poderia adquirir um cartão e carregá-lo com créditos. As recargas eram feitas através de caixas fixos e móveis, garantindo a agilidade na hora da compra.

Ao final do festival, os participantes que permaneceram com algum saldo remanescente no cartão, poderiam solicitar o reembolso através do site oficial do evento.

• João Rock:

Realizado em Ribeirão Preto-SP, o João Rock é considerado o maior festival de rock do Brasil. Mais de 60 mil pessoas participaram da última edição do evento, realizada em junho de 2018.

O consumo no João Rock foi feito através de cartões equipados com um chip RFID. A recarga era feita pela internet ou nos caixas que a organização disponibilizou durante as 12 horas do festival.

O reembolso para quem fez a recarga online, era feito automaticamente via paypal. Para quem realizou a recarga dentro do festival, o estorno era realizado através do site oficial do evento.

• Hack Town:

O evento é realizado na cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG, mais conhecida como o Vale do Silício brasileiro. Mais de 300 atividades acontecem simultaneamente pelos restaurantes, pubs e bares da cidade.

O consumo no Hack Town vem sendo realizado através de pulseiras RFID desde sua 4ª edição, em 2017. Nesta edição foi implementado, pela primeira vez no Brasil, o sistema cashless city. Durante os dias do evento, diversos estabelecimentos da cidade passaram a aceitar o sistema cashless como forma oficial de pagamento.

Ao fazer o check-in, os participantes carregavam sua pulseira e poderiam verificar o saldo através de um aplicativo. O estorno era feito online, logo após o término do evento.

 Lollapalooza Brasil: 

O Lolla vem sendo realizado no Brasil desde 2012. Todo ano, desde então, o autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe cerca de 100 mil pessoas. O evento tem foco em bandas de música alternativa e sempre atrai o público brasileiro.

Em 2017, o Lolla Pass foi implementado pela primeira vez no evento. O sistema funcionou através das pulseiras RFID que poderiam ser usadas durantes os dois dias do festival. Ao realizar a compra do ingresso, os participantes recebiam a pulseira e um link, onde poderiam carregá-la com os créditos desejados.

Para solicitar o estorno dos créditos que restaram na pulseira, era necessário preencher um formulário que foi disponibilizado no site oficial do evento.

E aí, gostou das dicas e quer saber mais sobre como a tecnologia pode alavancar o seu evento? Entre em contato com o nosso time e tire suas dúvidas. É só clicar aqui.

Para saber mais sobre como a tecnologia pode alavancar as suas vendas e receitas, recomendamos a leitura dos seguintes posts:

+ Pagamento NFC: Saiba como será o pagamento no futuro!

+ Pulseiras eletrônicas: Entenda os benefícios trazidos por elas!

+ O que você precisa saber sobre Business Itelligence

+ 4 dicas para melhorar o controle de acesso do seu evento

+ Como a tecnologia pode ajudar na segurança do seu evento

+ Tecnologia RFID: O que é e como funciona