O analytics como fator de atração para o seu negócio

25 de julho de 2019 - Analytics

Há pouco tempo falamos dos benefícios de investir em analytics para avaliar o perfil dos participantes do seu evento. Sem dúvidas, essa é uma solução para conhecer o público-alvo e melhorar cada vez mais o seu negócio — que a cada edição pode ficar mais interessante e atrativo.

Chegou a hora de considerar um outro aspecto muito importante dessa relação. Você já pensou que ter dados reais dos seus clientes é um enorme fator de atração para parceiros? Saiba mais lendo o conteúdo abaixo!

O outro lado da moeda

A princípio, pensamos que ter acesso às informações do público é vantajoso para melhorar a experiência do usuário, facilitar as decisões e direcionar os seus canais de comunicação, não é mesmo?

O que passa despercebido por muita gente é que conhecer o seu cliente é capaz de atrair empresas que também estão interessadas nesse mesmo perfil de pessoas.

Quando se faz um evento, existe a responsabilidade de promover ações para satisfazer os participantes e a de atuar como intermediário de marcas estratégicas que devem causar um impacto positivo.

O que isso quer dizer? É claro que a equipe precisa se preocupar com os todos os detalhes para a produção do seu evento. Por exemplo, em uma festa ou show podemos pensar em fatores como localização, infraestrutura de palco, iluminação, qualidade do som, entretenimento, limpeza e tantos outros.

Porém, é bem provável que o evento também seja um canal de oportunidade entre o seu público e algumas marcas. O setor de alimentos e bebidas é um dos mais interessados nessa parte, embora não seja o único.

De forma semelhante, quando chegamos em um hotel, é conveniente encontrar determinada marca de cerveja ou refrigerante disponível para beber. Quem sabe, ser surpreendido com um produto específico no quarto se você decidiu levar as crianças e fez uma reserva para passar férias em família.

A questão é perceber esse outro lado da moeda: as empresas estão buscando dados de clientes para traçar suas estratégias de marketing e vendas — além disso, elas querem saber onde estão essas pessoas. Ou seja, esse pode ser um bem valioso para você negociar com parceiros interessantes.

Como o analytics pode servir para a formação de parcerias

Depois de saber dessa possibilidade, resta descobrir como fazer para que isso seja uma real oportunidade para o seu negócio. Investindo em um sistema de controle de acesso e pagamento cashless através da tecnologia RFID, você vai conseguir acessar dados pertinentes sobre o perfil de quem está participando do seu evento.

A partir de então, o ideal é fazer uma análise dessas informações para viabilizar a negociação com empresas que possam atender às suas necessidades e desejos. Esses parceiros podem ser chamados de stakeholders — e, juntos, vocês poderão atingir objetivos comuns.

De que maneira? Cada parceiro pode ter um papel diferente e contribuir de forma única para o seu evento. Tudo depende do que você está buscando: um nome de apoio para chamar atenção, um patrocinador para cobrir alguns custos, um fornecedor com condições mais amigáveis e etc. 

O que importa é criar um relacionamento benéfico para ambas as partes e garantir que a associação das duas marcas será positiva, sem esquecer de levar em conta as preferências do seu público. Então, é simples: use os seus dados para correr atrás de recursos-chave para o seu sucesso!

Enfim, esse é mais um motivo para apostar no analytics como forma de agregar valor ao seu negócio! Quer ficar por dentro de como funciona essa tecnologia de sistema de controle? Aproveite para ler um outro artigo sobre o assunto.