4 razões para apostar em analytics no seu evento

23 de julho de 2019 - Analytics

Fazer um evento é um verdadeiro desafio. Independentemente do tamanho, existem milhares de fatores capazes de garantir uma experiência diferenciada e ajudar a construir o seu sucesso. Hoje, resolvemos falar da importância do analytics como uma ferramenta para conhecer melhor o seu público.

Afinal de contas, até para promover um jantar em casa para amigos é importante entender o perfil de cada um dos convidados. Alguém não come carne? Opções vegetarianas. Estilo de música que agrade a todos? Garanta uma playlist adequada. Bebidas favoritas? Não esqueça de incluir na lista do supermercado.

A possibilidade de ter acesso aos dados dos participantes é um privilégio para diminuir riscos e acertar nas suas escolhas. Quer mesmo saber por que vale a pena contar com esse tipo de solução? Confira os tópicos a seguir!

1. Descobrir o comportamento do público

Observando uma fila de pessoas em um evento qualquer é possível ter algumas percepções. Como elas se vestem é um detalhe que costuma oferecer certas sugestões, embora o pré-julgamento seja sempre arriscado.

Acontece que fazer toda essa análise chega a ser inviável quando não se trata de uma recepção íntima para amigos de longa data. Ainda mais quando falamos de um evento de médio ou grande porte, conhecer o público inteiro é uma tarefa complexa.

Diante disso, nada melhor do que ter uma tecnologia que coleta e reúne os dados que você precisa. O sistema de controle de acesso e cashless através da tecnologia RFID garante o acesso à informações como: preferências de consumo, padrão de movimentação, gênero e idade predominantes, entre outras.

Tudo isso fica disponível em um dashboard interativo para que você possa acompanhar as características de comportamento dos participantes. Sem necessidade de fazer entrevistas ou qualquer outro método para traçar esse perfil.

2. Facilitar decisões

Qual a maior vantagem de conhecer os seus clientes? Facilitar as suas próprias decisões. Lembra da história de preparar um jantar em casa? É bem mais tranquilo quando você sabe que a sua amiga de infância não come peixe e gosta de um tipo específico de cerveja ou vinho.

Em outras palavras, suas chances de fazer um evento bem-sucedido são muitos maiores. Se você sabe qual é o horário comum de pico nas portarias, remaneja a sua equipe para atender a essa demanda e assegurar a satisfação de todos. Se percebe que a maioria das pessoas gosta mais de um tipo de produto ou serviço, começa a apostar nele sem tantas dúvidas. 

Enfim, todas as suas decisões ficam mais fáceis, mais rápidas e mais certeiras. A importância de conhecer a preferência e o comportamento dos participantes é justamente entender o perfil para garantir uma experiência inesquecível.

3. Ter insights para os próximos eventos

Uma preocupação que todo promotor ou produtor de eventos deve ter é melhorar a cada edição. Por mais que você já tenha alcançado o sucesso, manter-se nessa posição requer atenção com o seu público.

Ao visualizar as informações em tempo real e acessar no período pós-evento, vale fazer uma análise profunda de todas elas para implementar melhorias e preparar novidades. Essa é a hora de utilizar essa informações para ter insights e explorar cada um deles!

4. Melhorar a sua comunicação 

Uma das dificuldades de atrair pessoas para um evento é conseguir chegar até elas. Para conquistar o seu público-alvo é preciso conhecê-lo, falar a mesma língua que ele e estar presente onde ele também está.

Por exemplo, as redes sociais estão entre os recursos mais utilizados nos dias de hoje para relacionamento com os clientes. Logo, para que a sua comunicação seja assertiva, você precisa definir o seu segmento e começar a produzir conteúdo para ele.

Quando você já tem acesso ao tipo de perfil do seu público, tudo fica mais fácil. As campanhas e todos os materiais são direcionados, de forma que o seu investimento nessa área tenha um retorno melhor e ajude a consolidar a sua imagem para os seus próximos passos.

Viu como vale a pena apostar no recurso do analytics? Para conhecer melhor essa solução, não deixe de entrar em contato com a gente! Converse com um dos nossos especialistas e descubra como melhorar o seu evento ainda mais.